EXERCÍCIOS: língua portuguesa  (EXERCICIOS) escrito em quinta 06 março 2008 07:33

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O vídeo acima é muito legal.

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EXERCÍCIOS DE

 

LÍNGUA PORTUGUESA

 

Processamento da entrevista


A Nogueira de Faria

 

A entrevista consiste em inquirir tecnicamente, de forma hábil, dentro de um plano e seqüência previamente estudados, levando o interrogado ou entrevistado a se  pronunciar sobre aquilo que desejamos saber e a emitir sua opinião, muitas vezes sem que formulemos a pergunta diretamente. É a maneira racional de levar alguém a fornecer os informes e as informações que possui em determinada área.

É uma técnica de comunicação direta entre duas pessoas que possuem alguns interesses em comum. Forma de pesquisa realizada através de diálogo estudado e preparado dentro de um plano e seqüência previamente analisados, levando, sutilmente, o entrevistado a se manifestar sobre assuntos de seu conhecimento.

Pode ser entendida como sendo uma conversa planejada, capaz de conduzir à transmissão de uma mensagem, em que o entrevistador orientou a produção e codificação das próprias mensagens por parte do entrevistado, para obter as informações que deseja.

Trata-se de um processo interpessoal de comunicação, com numerosas limitações no tempo e no e no espaço, pois o comportamento das pessoas varia muito. As entrevistas devem ser personalizadas e adaptadas às características do entrevistado, sua cultura, posição social, conhecimento técnico, etc.

Existe uma grande diferença entre a entrevista e a conversa informal entre duas pessoas. É necessário saber distinguir quando o diálogo informal é uma introdução e quando ela perde as características, acabando por se transformar numa palestra inconsistente, tomando tempo e prejudicando o processamento da entrevista propriamente dita.

Organização e métodos. Livros Técnicos e Científicos Edit. RJ, 1982 

 

1- A expressão inquirir tecnicamente  significa, no texto:

 a) processo interpessoal de comunicação;
 b) questionamento sobre assuntos de interesse;
 c) conversa planejada, segundo roteiros prévios;
 d) interrogatório que leva o entrevistado a transmitir uma mensagem
 e) diálogo de manipulação do outro para obtenção de informações.

2- Pode-se dizer que a “forma hábil” a que se refere a primeira linha do texto não inclui:

 a) conhecimento mais amplo possível sobre o entrevistado;
 b) questionamento adequado à cultura do entrevistado;
 c) formas de pressão sobre pontos fracos do interrogado;
 d) orientação da conversa segundo os objetivos pretendidos;
 e)personalização da entrevista ou do interrogatório.

3- “... dentro de um plano e seqüência previamente estudados...” ; o item em que o comentário sobre esse segmento é incorreto é:

 a) o vocábulo seqüência está grifado à antiga, pois ainda leva trema;
 b) o adjetivo estudados concorda com o conjunto dos dois substantivos anteriores;
 c) plano e previamente são redundantes, já que todo plano é prévio;
 d) todo o segmento dá idéia de conformidade, cuja marca é a locução dentro de;
 e) o significado de previamente equivale ao de antecipadamente.

4- O grupo substantivo + adjetivo pode ser reescrito de várias formas; o item a seguir que não segue o mesmo modelo de reescritura dos demais é:

 a) “... de forma hábil...” — com habilidade informal;
 b) “...plano e seqüência previamente estudados...” — estudo prévio de plano e seqüência;
 c) “...alguns interesses em comum...” — a comunhão de alguns interesses;
 d) “... uma conversa planejada ...” — o planejamento de uma conversa;
 e) “... a transmissão de uma mensagem...” — uma mensagem a ser transmitida.

5- “... sem que formulemos a pergunta diretamente...”; o item abaixo que apresenta uma pergunta indireta é:

 a) Você poderia me dizer quem descobriu o Brasil?
 b) Afinal, qual de vocês me pode informar isso?
 c) Se você quiser me ajudar, é só me dizer o que ocorreu aqui.
 d) Queria saber o nome dele, mas como é desconhecido de todos nós...
 e) Quem sabe como se chama?

6- Assinale o item que se refere a uma conversa informal e não a uma entrevista:

 a) inquirição técnica
 b) forma de pesquisa
 c) contato personalizado
 d) palestra inconsistente
 e) diálogo estudado.

7- “... é uma introdução à entrevista...”; a presença do acento grave indicativo da crase se justifica porque:

 a) ocorre a presença de um substantivo feminino;
 b) há a união de uma preposição com um artigo definido feminino;
 c) se verifica a junção de dois substantivos femininos;
 d) se trata de uma locução adverbial com palavra feminina;
 e) sempre ocorre crase antes de complementos nominais.

8- “... e quando ela perde as características...”;  o termo destacado refere-se a:

 a) conversa
 b) palestra
 c) entrevista
 d) introdução
 e) pessoa

9- O item abaixo em que o termo destacado tem valor semântico distinto dos demais é:

 a) “... inquirir tecnicamente...”
 b) “... plano e seqüência previamente estudados...”  
 c) “... formulemos a pergunta diretamente...’’
 d) “... levando , sutilmente...”
 e) “... propriamente dita.”

10- O parágrafo do texto que apresenta uma estrutura distinta da dos demais é:

 a) 1º
 b) 2º
 c) 3º
 d) 4º
 e) 5º

11- Em muitos casos, ocorre a necessidade de separarem-se as sílabas de uma palavra; a alternativa em que todas as palavras apresentam separação correta de sílabas é:

 a) ex-ce-ção, cre-sci-men-to, pro-fes-sor
 b) ins-tru-ção, ex-ci-tar, eu-ro-pe-u
 c) ex-ce-len-te, a-vi-ão, me-io
 d) pers-pe-cti-va, am-bí-guo, trans-por-te
 e) rit-mo, dig-no, ap-to.

12- Na escrita é indispensável o cuidado com a ortografia; “As questões da prova eram...,... de difíceis”. O item que completa corretamente as lacunas do segmento é:

 a) suscintas – apesar
 b) sucintas – apezar
 c) suscintas – apezar
 d) sucintas – apesar
 e) sucintas – apezar

13- Assinale a alternativa que completa corretamente as frases:

 1. Cada qual faz como melhor  lhe...
 2. O que... estes frascos?
 3. Neste momento os teóricos...os conceitos.
 4. Eles...a casa do necessário.

  a) convém, contêm, revêem, provêem.
  b) convém, contém, revêem, provém.
  c) convém, contém, revêm, provem.
  d) convêm, contém, revêem, provêem.
  e) convêm, contêm, revêem, provêem.

14- O item em que nenhuma palavra é acentuada graficamente é:

 a) bônus, tênis, aquele, vírus
 b) repolho, cavalo, ônix, grau
 c) juiz, saudade, assim, flores
 d) levedo, caráter, condor, ontem
 e) caju, vírus, níquel, época.

15- “Requeiro a dispensa da taxa concedida aos que...como eu, os bens que...”. O item cujas formas verbais preenchem corretamente as lacunas desse segmento é:

 a) reouveram – pleiteiaram
 b) reaverem – pleiteiaram
 c) rehouveram – pleiteiaram
 d) reouveram – pleitearam
 e) rehaverem – pleitearam            

16- O emprego errado do verbo destacado ocorre no seguinte item:

 a) Se a resposta condissessem com a pergunta...
 b) Poucos reaveram  o que arriscaram em jogos.
 c) Não que não antepuséssemos alguém a você.
 d) Não tenha dúvida, refaremos tantas vezes quantas forem necessárias.
 e) Se não nos virmos mais... tenha boas férias.

17- Os plurais de terno azul-claro e terno verde-mar são respectivamente:

 a) ternos azuis-claros, ternos verdes-mares
 b) ternos azuis-claros, ternos verde-mares
 c) ternos azul-claro, ternos verde-mar
 d) ternos azul-claros, ternos verde-mar
 e) ternos azuis –claro, ternos verde-mar.

18- Das alternativas abaixo, apenas uma preenche de modo correto as lacunas das frases. Assinale-a:

 Quando saíres, avisa-nos, que iremos...
 Meu pai deu um livro para ...ler.
 Não se ponha entre...e ela.
 Mandou um recado para você e...

  a) contigo, eu, eu, eu
  b) com você, mim, mim, mim
  c) consigo, mim, mim, eu
  d) consigo, eu, mim, mim
  e) contigo, eu, mim, mim

19- Assinale a alternativa cuja seqüência enumera corretamente as frases:

 1- Concordância verbal CORRETA
 2-Concordância verbal INCORRETA

  (  ) Ireis de carro tu, vossos primos e eu.
  (  ) O pai ou o filho assumirá a direção do colégio.
  (  ) Os meninos parecem gostar dos brinquedos.

 a) 1,2,2
 b) 2,2,2
 c) 1,1,2
 d) 1,2,1
 e) 2,1,1

20- A opção que completa corretamente as lacunas das frases abaixo é:

 1- A maior parte... a segui-lo.
 2- Mais de um passageiro se...com o motorista.
 3- Foi um dos poucos que ...a inocência do amigo.
 4- Vossa Senhoria não... o compromisso firmado.
 5- Fui eu quem...mais naquele investimento.

  a) recusaram-se – irritaram – admitiam – respeitou – perdi
  b) recusou-se – irritou – admitia – respeitaste – perdeu
  c) recusaram-se – irritou – admitiam – respeitaste – perdeu
  d) recusaram-se – irritaram – admitia – respeitastes – perdi
  e) recusou-se – irritou – admitia – respeitou – perdeu

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GABARITO: 1- C / 2- C / 3- A / 4- E / 5- C / 6- D / 7- B / 8- D / 9- B / 10- E / 11- E / 12- D / 13- A / 14- C / 15- D / 16- B / 17- D / 18- E / 19- E / 20- E

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