QUINHENTISMO NO BRASIL  (LITERATURA) escrito em segunda 29 outubro 2007 15:32

apresar escravos, catequéticos, colégio objetivo, colonizador, conquistar, difusão do cristianismo, explorar, Época literária, fernão cardim, gênero, informativa, janchieta, literatura de viagens, manoel da nóbrega, propagandísticos, quinhentismo, textos

Blog de pre-vestibular :SÓ PARA AJUDAR O PESSOAL DO PRÉ-VESTIBULAR, QUINHENTISMO NO BRASIL

 Descobrimento, de Cândido Portinari,
1956, Banco Centtral do Brasil - Brasília, DF 

 

Quinhentismo


 no Brasil[1]

Colégio Objetivo

Época literária em que os textos possuem cunho informativo e se apresentam como prolongamento da literatura de viagens, gênero largamente cultivado em Portugal e em toda Europa.

A literatura informativa descreve a nova terra descoberta (Brasil), seus habitantes, sua beleza natural. Também documenta as intenções do colonizador: conquistar, explorar, apresar escravos sob o disfarce da difusão do Cristianismo.

Os escritos decorrentes das viagens de reconhecimento são simples relatórios destinados a Coroa Portuguesa reportando as possibilidades de exploração e colonização. Expressam muitas vezes uma visão paradisíaca em razão do deslumbramento do europeu diante da exuberante beleza tropical. No Quinhentismo distinguimos quatro tipos de textos:

1. TEXTOS INFORMATIVOS: Visam a descrição da terra e do selvagem [2]. Temos como exemplos de escritores Pero Vaz de Caminha e Pero Lopes de Souza.

Citamos aqui a Carta de Pero Vaz de Caminha [3] ao rei D. Emanuel sobre o Descobrimento do Brasil. Trata-se de um dos mais importantes textos informativos do Quinhentismo. Foi escrita sob forma de um diário de bordo datada de 1º de maio de 1500. Os pontos mais importantes desta carta são a simpatia pela terra e pelo índio.

2. TEXTOS PROPAGANDÍSTICOS: Adicionam ao propósito informativo a intenção de atrair colonos e investimentos para a nova terra.

3. TEXTOS CATEQUÉTICOS: Unem o propósito de conversão dos índios à preservação dos costumes e da moral ibérico-jesuíticos. Como principais escritores deste estilo temos Manoel da Nóbrega, Padre José de Anchieta e Fernão Cardim.


Obra de Cândido Portinari, óleo sobre madeira, 0,56 x 0,46, acervo do Banco Itaú

O Padre José de Anchieta é visto como a maior vocação literária que viveu no Brasil Quinhentista, apesar de sua obra ter caráter utilitário, didático e moralizante. Escreveu várias poesias em latim, castelhano, português, tupi e multilingues. Também escreveu oito autos entre os quais:

  • a) Na Festa de São Lourenço e
  • b) Na Visitação de Santa Isabel.

Como os autos medievais e aproximando-se do teatro de Gil Vicente [4], eram encenações simples, envolvendo anjos, demônios, personificações do Bem e do Mal, dos Vícios, das Virtudes, entremeados de rezas, cantos e danças. Sua prosa consta de cartas, informações, fragmentos literários e sermões.

4. TEXTOS DE VIAJANTES ESTRANGEIROS: São escritos de não-portugueses que inventariam as riquezas e possibilidades da terra.

É importante ressaltar que o Quinhentismo não pára por aí. Em vários momentos da nossa evolução literária, muitos escritores buscaram inspiração nos textos quinhentistas, como Oswald de Andrade (Modernismo), José de Alencar (Romantismo) [5], Gonçalves Dias (Romantismo), entre outros.

Notas:

[1] Leia sobre o Quinhentismo em: <ESCOLAS-LITERARIAS-E-EPOCAS>[2] Leia sobre a caracterização do selvagem em: <ROUSSEAU: Discurso sobre a origem das desigualdades>
[3] Leia a carta na íntegra em: <CARTA-de-Pero-Vaz-de-Caminha>
[4] Leia sobre Gil Vicente em: <
GIL VICENTE E AUTO >
Leia também  o auto na íntegra em: <
AUTO-DA-BARCA-DO-INFERNO/>
[5] Leia sobre José de Alencar: <IRACEMA-Analise-II-O-autor/>

~~~~~~~~~~~~

CLIQUE E CONHEÇA A TRAÇOS & LETRAS


Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.161.143.22) para se identificar     


1 comentário(s)

  • beatriz mailto

    Ter 03 Abr 2012 15:44

    obrigada pelas informaçoes necessarias


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para pre-vestibular

Precisa estar conectado para adicionar pre-vestibular para os seus amigos

 
Criar um blog